No dia 7 de abril ocorreu a final do Campeonato Nacional de Basquete Universitário Feminino nos Estados Unidos e o grande vencedor foi a Universidade de Baylor, Texas. A final foi um jogo emocionante, com um placar extremamente apertado: 81 para a Universidade Notre Dame e 82 para a Universidade de Baylor.
A jogadora destaque de todo campeonato para Baylor foi Lauren Cox, que apesar de ter se machucado no primeiro tempo da grande final, teve papel fundamental para chegada a final de seu time. Foi considerada a principal jogadora de todo campeonato com 21 anos e 1,93m, contudo, um detalhe a diferenciava de suas companheiras e adversárias:
Lauren usa um sensor para aferição de glicemia em seu braço esquerdo pois é portadora de diabetes mellitus tipo 1 desde a infância, aos 7 anos de idade. Seu sensor avalia sua glicemia de 5 em 5 minutos, tornando sua exaustiva rotina de treinos e jogos segura para sua saúde, sem qualquer susto. Também utiliza bomba de infusão de insulina no quadril. Em uma entrevista recente, ela deixa claro “Eu controlo o diabetes, ele não me controla”. Podemos esperar um futuro brilhante dessa jogadora fenomenal (e docinho)!
Texto: Rayani Stein
Revisado por Christine Rolke