O DM1, muitas vezes, se desenvolve em crianças que ainda não possuem habilidades cognitivas e maturação emocional que permitam o planejamento e a tomada de decisões sobre os ajustes do seu regime terapêutico. Tais habilidades serão desenvolvidas somente por volta dos 12 anos de idade. Dessa forma, o automanejo do DM1 em crianças, entre outras questões, deve considerar o estágio de desenvolvimento desse grupo que possui particularidades que irão interferir na sua realização.
Para as crianças, os amigos ajudam no enfrentamento da doença, o que se tornaria mais difícil sem seu apoio e carinho. Florzinha (10 anos) nos conta sobre uma passagem em que houve descontrole da doença, culminando com sua internação, momento difícil vivido pela criança, a qual pôde contar com o apoio de sua melhor amiga. Ela nos disse: [referindo-se à internação anterior devido ao descontrole do DM Tipo 1] (…) Minha melhor amiga, ela fica super preocupada. Teve uma vez que ela até chorou. (…) Ela me mandou uma carta falando assim pra eu ficar bem. Ela falou que ela ia lá [em casa], assim que eu sair de lá [hospital] (Florzinha).
Esse amigo mais próximo, sempre citado como melhor amigo, mostrou-se essencial para as crianças deste estudo, tanto frente às dificuldades do dia a dia quanto nos momentos de intercorrências.
Incentive o envolvimento e a amizade de seu docinho. Ele em especial precisa de uma ampla rede de apoio desde muito cedo.
Link do estudo: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n1/pt_16.pdf
#maepancreaseducadoradm1 #dm1 #diabetestipo1 #diabetesinfantil #insulina #docinho #bombadeinsulina #maepancreas #alimentacao #glicemia #controleglicemico #informacao #sucessonadm1 #maedediabeticotipo1 #amizadeedm1
[ad_2]
Source
Uma resposta
@manuela_0606